Filme é banido na França por ter somente atores negros

21/05/2012




Em uma decisão certamente polêmica, para não dizer racista, a França resolveu banir o filme americano "Think Like a Man" por falta de diversidade. O blockbuster de Tim Story (O Quarteto Fantástico), que já arrecadou mais de U$72 milhões  desde a sua estreia em abril, conta com somente atores negros nos papéis principais.

O filme conta a história de quatro amigos que veem suas vidas modificadas quando suas mulheres resolvem comprar o livro "Act Like a Lady, Think Like a Man", de Steve Harvey, e passam a seguir seus conselhos. Decididos a dar o troco, eles passam a usar as informações do próprio livro para ensinar uma lição às mulheres.

Enquanto vende a sua imagem de democracia racial, o país europeu não representa nas suas produções cinematográficas a pluralidade étnica de sua sociedade. Assim como no Brasil, os filmes de Tyler Perry, por exemplo, não veem a luz da Torre Eiffel.

Apesar do sucesso do filme " Les Intouchables", que este ano rendeu o prêmio Cesar ao ator franco-africano Omar Sy, ter causado grande orgulho e esperança às comunidades franco-caribenha e franco-africana, mudanças ainda estão longe de acontecer.

Destacar um determinado grupo étnico vai na contramão da identidade nacionalista francesa: és um francês e ponto final! Portanto definições como franco-asiático, franco-latino, franco-caribenho, etc não deveriam existir porque és um só: um cidadão francês. Eu me pergunto se o mesmo argumento é feito na aprovação de filmes com somente atores brancos. Óbvio que não. 

O que deve ser discutido, na minha opinião, é porque produções de Tyler Perry são necessárias, porque este blog precisa existir e porque todos os dias temos que engolir um padrão que não é nosso. Como bem colocou o blog Madame Noir:

"É que quando algo tem sido o status quo por tanto tempo e essas imagens se parecem com as que você vê no espelho, não é tão fácil entender o que há de errado com a imagem".

Obs: O filme não tem previsão de estreia no Brasil.


1 comentários:

DaiDama disse...

Péssimo!!! Mas os franceses são conhecidos já por essa aversão a quem não é da frança.....
Estou curiosa para ver esse filme, desde o clipe de J.Hudson e Ne-yo!!
Abs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Design provided by Free Web Templates| Modifikasi and Adaptation For Blogger by Jalooe Blog