MP pede inquérito para apurar denúncia de racismo na UFMA. Assine o abaixo-assinado

07/07/2011




O Ministério Público Federal do Maranhão (MPF-MA) pediu  à Polícia Federal nesta semana a abertura de inquérito criminal para apurar denúncia de preconceito racial cometido pelo professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Cloves Verde Saraiva. que é acusadode racismo contra o aluno nigeriano Nuhu Ayuba.

Alunos da Universidade Federal do Maranhão realizaram um abaixo-assinado (CLIQUE AQUI PARA ASSINAR) pedindo providências à UFMA. Surpreendemente, o professor ainda não foi afastado de suas responsabilidades na faculdade.

As agressões do professor  teriam começado há aproximadamente dois meses. De acordo com os colegas de classe de Nuhu,  ele sempre foi alvo de comentários racistas pelo professor. Em uma das aulas,  o professor perguntou se ele tinha vindo em um navio negreiro?. Em outra situação, o professor afirmou que Ayuba deveria voltar para a África, após ele ter tirado uma nota abaixo da média. Em uma terceira ocasião,  José Cloves perguntou, se Ayuba passava o tempo dele caçando leões na Nigéria.

“Nunca passei por uma humilhação como essa na minha vida, me senti muito mal. Essa pessoa não sabe o que faz, e é só ele que faz isso. As outras pessoas aqui gostam de mim, me querem muito bem", disse Ayúba.

Professor se defende em nota
Em sua defesa, o professor Saraiva escreveu uma nota afirmando que tudo não passou de um  mal entendido. Ele negou que tenha feito comentários racistas dentro de sala de aula e que as referências feitas por ele não foram diretamente ao aluno.

O mais interessante de tudo isso é que o professor é negro. Lamentável! Vamos assinar o abaixo-assinado para pressionar a apuração dos fatos, pessoal!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Design provided by Free Web Templates| Modifikasi and Adaptation For Blogger by Jalooe Blog