Dica de leitura: Contos e Lendas Afro-Brasileiros - A Criação do Mundo

19/03/2011



Recentemente eu fui agraciada com uma cópia do livro Contos e Lendas Afro-Brasileiros - A Criação do Mundo, do sociólogo  Reginaldo Prandi. Direcionado ao público infanto-juvenil, o livro reconta em uma linguagem bem simplificada, porém rica,  a versão mítica africana da criação do mundo.  

Adetutu, uma jovem mãe africana, é aprisionada por caçadores de escravos e transportada ao Brasil em um navio negreiro. Durante a viagem, ela sonha com a criação do mundo pelos orixás, deuses de seu povo. Em seu sonho ela torce para Oxalá realizar sua missão com sucesso, ganha a cumplicidade de Exu, vibra com a atuação de Xangô, emociona-se com Iemanjá. Numa sacolinha de segredos que leva pendurada no pescoço, Adetutu guarda pequenas lembranças com que os orixás a presenteiam. Segredos que serão usados trinta anos depois, já no Brasil. Os contos e lendas mostrados em seus sonhos fazem parte do patrimônio mitológico iorubá que o Brasil herdou da África e que aqui se preservou ao longo de mais de um século, contado de boca em boca, transmitido de geração a geração. E que hoje é parte constitutiva da nossa cultura.

Permeada por ilustrações que contam a chegada dos orixás no Brasil, a obra é uma ferramenta importante para introduzirmos aos jovens brasileiros uma outro olhar sobre a história do negro no Brasil, que não se resume apenas a escravidão. "Com suas crenças e costumes, os africanos trouxeram também sua versão mítica da criação do mundo, narrada em histórias repletas de aventuras, agora contadas neste livro". 

Reginaldo Prandi é autor de uma sólida produção acadêmica na área da religião e cultura afro-brasileira e já havia lançado outros livros infanto-juvenis envolvendo esta mesma temática.





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Design provided by Free Web Templates| Modifikasi and Adaptation For Blogger by Jalooe Blog