Secretaria de SP apurará caso de racismo contra menor

01/02/2011


A Secretaria de Segurança Pública informou que o advogado do hipermercado Extra, da marginal do Tietê, na zona leste de São Paulo, deve entregar à polícia amanhã (2) as fichas funcionais dos seguranças suspeitos de racismo contra um menino de dez anos. A data do depoimento dos funcionários que estavam no local durante o suposto abuso feito à criança ainda não foi marcada.
 Segundo o relato dos pais, a criança, que é negra, foi acusada de furto. O fato ocorreu no dia 13 de janeiro. O garoto foi levado por três seguranças a uma sala reservada, onde, segundo contou, foi chamado de "negrinho sujo e fedido" e obrigado a tirar a roupa. Ele não havia furtado nada.
Danos morais
A defesa da família vai entrar com ação civil por danos morais contra o Extra. Representantes do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) se reuniram na quinta-feira (27) com o delegado responsável pelo caso, Marcos Aníbal Andrade, para exigir "investigação exemplar".
A Comissão de Igualdade Racial da Seção Paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também instaurou procedimento para acompanhar o caso. O Grupo Pão de Açúcar, proprietário da marca Extra, nega que tenha havido racismo.

Segundo boletim de ocorrência registrado no 10.º Distrito Policial (Penha), só após revistarem e insultarem a criança, os seguranças verificaram a nota fiscal dos produtos que ele levava - dois pacotes de biscoitos, dois pacotes de salgadinhos e um refrigerante, todos pagos pelo garoto (R$ 14,65), conforme mostra cupom fiscal anexado ao inquérito.

O menino contou que foi coagido pelos seguranças.

- Eles pediram para eu abaixar a bermuda até os pés e me fizeram tirar a camiseta cinco vezes. Não acreditavam que eu não tinha roubado nada.

Em nota oficial, o Grupo Pão de Açúcar afirmou que colabora com a polícia e "aguarda a investigação dos órgãos competentes para esclarecimento do fato".

Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Design provided by Free Web Templates| Modifikasi and Adaptation For Blogger by Jalooe Blog