Morre ícone do cinema e da luta contra o preconeito

10/05/2010




Ela não deixava barato: uma vez chegou a arremessar um abajur em um homem que fez um comentário racista. Lena Mary Calhoun Horne, mais conhecida como Lena Horne, faleceu ontem, aos 92 anos. Durante seus 60 anos de carreira, Lena quebrou diversas barreiras raciais, chegando a ser considerada a primeira atriz negra a se tornar sex symbol hollywoodiana. Mas, mais do que isso, foi um grande símbolo da luta contra o preconceito. 

Nos anos 40, ela foi uma das primeiras cantoras afro-descendentes em uma banda majoritariamente branca, a primeira a se apresentar na casa noturna Copacabana e também a primeira negra a assinar um contrato de longa duração em Hollywood. Ela se tornou depois ativista pela causa e representava uma grande força no movimento. Nos anos 60, a cantora já era uma das maiores celebridades envolvidas na luta por direitos civis.

Em 1943, interpretou Selina Rogers em Tempestade de Ritmos (Stormy Weather), musical cujo elenco era todo formado por atores negros. Sua interpretação da música de mesmo nome se tornou um grande sucesso e sua marca registrada. Quando Horne assinou um contrato com a MGM, estrelou o filme, também com elenco negro, Um Lugar no Céu, também de 1943. Mas, na maioria dos filmes, ela aparecia somente cantando canções que poderiam ser editadas, sem comprometer o enredo, nos segregados estados sulistas.

Nos anos 50, Horne foi incluída na “lista negra” Hollywood, elaborada pela corrente de direita do senado Joseph McCarthy, mas conseguiu sobreviver à “caça às bruxas”.
Depois de décadas aparecendo em clubes noturnos e na televisão, Horne deixou de lado sua carreira cinematográfica para dedicar-se ao teatro. Em 1980, protagonizou o espetáculo teatral "The lady and her music", que teve uma grande acolhida e permaneceu quase um ano na Broadway. Por seus trabalhos, Horne foi indicada a vários prêmios, inclusive ganhando um Tony (premiação máxima do teatro americano).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Design provided by Free Web Templates| Modifikasi and Adaptation For Blogger by Jalooe Blog