Espetáculo reflete o papel da mulher negra na sociedade

12/04/2010



O grupo de dança brasiliense Margaridas  apresenta  o espetáculo “Rainha” no recife, neste fim de semana.   O grupo inspirou-se em poemas de escritoras brasileiras e estrangeiras para refletir sobre a condição da mulher negra na atualidade e levou para a cena diferentes olhares dessa realidade, abordando tanto questões políticas e sociais, como também o lirismo encontrado.



Para elaboração do espetáculo, o elenco fez uma pesquisa literária durante seis meses e optou por usar poemas como base da criação. A maior dificuldade foi encontrar material de escritoras brasileiras, de acordo com o grupo, pela ausência de publicações de mulheres negras no País. Após reunir vários textos, alguns foram selecionados para entrar em cena. Os poemas foram usados tanto como inspiração para expressar o imaginário feminino negro, como também para compor a própria dança. A marginalização social, o preconceito racial e a sensualidade estereotipada são algumas das questões observadas no discurso das escritoras. 

Dentre os textos selecionados para inspirar o espetáculo estão os das escritoras brasileiras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo (Minas Gerais); Cristiane Sobral e Tatiana (Brasília); Elisa Lucinda (Espírito Santo); e Andréia Lisboa e Negra Li (São Paulo). 

Além do Recife, o grupo vai passar por Brasília, Campo Grande, Palmas, João Pessoa e Goiânia. 


Serviço

Espetáculo de dança “Rainha”

Data: 17 e 18 de abril
Hora: 19h
Local: Sesc Casa Amarela
Entrada: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Design provided by Free Web Templates| Modifikasi and Adaptation For Blogger by Jalooe Blog