Acre lança plano para a implementação do ensino de história afro-brasileira nas escolas

23/04/2010


O Fórum Permanente de Educação Etnicorracial do Estado do Acre lançou o Plano Nacional Implementação das Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Durante o evento foram apresentados os conceitos, materiais didáticos, as metas do plano e o marco legal, além de ter sido realizado o 1º Encontro de Formação Continuada desta temática no Estado. 

No plano, foram estabelecidas orientações de conteúdos a serem incluídos e trabalhados e também as necessárias modificações nos currículos escolares, em todos os níveis e modalidades de ensino. A Lei 10.639, de 10 janeiro de 2003, é um marco histórico. Ela simboliza, simultaneamente, um ponto de chegada das lutas antirracistas no Brasil e um ponto de partida para a renovação da qualidade social da educação brasileira. 

“Este plano representa a possibilidade de efetivar as discussões no currículo escolar das temáticas etnicorraciais, orientando como elas podem ser dialogadas através das formações continuadas”, explica a Diretora de Ensino do Município, Lígia Ferreira.


O governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Educação, também tem produzido materiais de apoio pedagógico para discutir as questões étnico-raciais, como é o caso do livro Minha África Brasileira, construído através do Projeto Poronga, que aprofunda os estudos da cultura sobre o tema.

 “Um dos maiores desafios em se trabalhar a história da África nas escolas é romper com o mito da democracia racial, que perpetua a ideia de que no Brasil não existe preconceito de raça, e acabam tratando a lei como um privilégio de classe”, explica Izis Melo, técnica pedagógica para assuntos da diversidade da SEE.

Este plano resulta de mobilização e esforços de muitas instituições, como a UNESCO, o CONSED, a UNDIME e também da contribuição de intelectuais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.  


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Design provided by Free Web Templates| Modifikasi and Adaptation For Blogger by Jalooe Blog